As 20 marcas mais comentadas no Twitter em abril

O Twitter é um canal focado em conversação entre pessoas sobre todo e qualquer tipo de assunto. Marcas e experiências sobre produtos e serviços estão presentes entre os temas de discussão.

Muitas empresas ainda não acordaram para o que essas redes representam no cotidiano das pessoas. Estar ou não presente, acompanhando esse movimento, não reduz as possibilidades de, nesse exato momento, seus clientes estarem debatendo sobre sua marca.

O especialista em redes sociais Brian Solis realizou um estudo onde examinou as 20 marcas mais discutidas no microblog no mês de abril. Ao todo foram 24.3 milhões de referências, com destaque para as próprias redes sociais.

No topo dos resultados está o Twitter, com 36% dos comentários, representando 8.76 milhões de menções. Logo atrás, com 21% e 5.2 milhões de menções, ficou o YouTube. Com foco em compartilhamento de conteúdo, e menos em notícias, esse resultado representa bastante.

Em terceiro lugar ficou o Facebook, com 9% e 2.25 milhões de comentários, direcionados pela discussão gerada em volta do novo “Curtir” e preocupações com segurança.

A Apple ficou com 1.5 milhões de discussões e ganhou 6% da fatia por conta do IPad e notícias falando sobre a nova geração do iPhone 4.

Aí vai o gráfico: